domingo, 19 de agosto de 2012

UPA Núcleo Bandeirante


O que é a UPA 24h?
A UPA, sigla de Unidade de Pronto Atendimento, é um serviço intermediário entre a atenção básica (PSF) e as unidades hospitalares. Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. É um novo modelo de atendimento. Um novo conceito em saúde. A unidade está equipada para atender a pequenas e médias emergências.

Quais serviços a UPA 24 horas oferece?
Toda UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, além de laboratório e Raio-X. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, uma “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital, e uma sala de medicação e nebulização. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.

O que acontece a partir da entrada de um paciente na UPA 24 horas? 
Se for um caso grave, o paciente entrará direto na “sala vermelha” , onde receberá o atendimento necessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa ser removido para um hospital por uma ambulância. Todos os demais pacientes deverão se dirigir à recepção da UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de “classificação de risco”, são profissionais de saúde qualificados e treinados. Ninguém sairá da UPA 24 horas sem ser atendido.

Por que a UPA 24 horas ajuda a reduzir o movimento nas emergências dos hospitais?
A UPA 24 horas diminui o número de pacientes nas filas dos hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares. Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência e acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Na UPA, vamos atender, por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes.

São objetivos da UPA:
1. Reduzir a procura pelas emergências hospitalares por pacientes com casos de urgência de baixa e média complexidade.
2. Facilitar o acesso da população a atendimento de urgência, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos.
3. Promover atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade e resolutivo à população (mínimo de 95% de resolutividade).
4. Garantir o primeiro atendimento rápido, estabilização e observação de pacientes por períodos de até 12 horas, de acordo com a classificação de risco, antes de sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.
5. Permitir o direcionamento para os hospitais da rede, pela Central de Regulação de Vagas dos casos com necessidade de internação.
6. Identificar os enfermos que realmente necessitam de cuidados hospitalares.
7. Apoiar o sistema de atendimento pré-hospitalar móvel servindo como referência de casos de menor complexidade que necessitem de observação ou de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência ambulatoriais.

É de competência da UPA: 
I – Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas;
II – Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência;
III – Distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar de situações de urgência;
IV - Apoio ao atendimento de unidades móveis SAMU-192/ Corpo de Bombeiros como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias.
V – Realização do transporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento;
VI - Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência.

Não é competência das UPAs o atendimento nas seguintes situações:

I – Consultas médicas de seguimento ou ambulatoriais;
II - Abrigo de indigentes e pessoas que não apresentem alguma urgência médica;
III – Realização de exames eletivos;
IV – Troca de curativos;
V – Revisão de suturas e retirada de pontos;
VI – Realização eletiva de exames laboratoriais ou de imagem;
VII – Internação de pacientes;
VIII – Realização de procedimentos cirúrgicos;
IX – Distribuição de medicamentos de uso crônico;
X – Realização de procedimentos eletivos médicos ou odontológicos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário